Entenda o significado das Siglas e números nos Rótulos. Torne-se um especialista em lubrificantes para compressores de refrigeração, acompanhando nosso blog e nossas redes sociais. Nesta publicação entenda o significado de ISO VG e para que serve sua indicação numérica.
Esse ISO VG está relacionado com uma das propriedades mais importantes que o cliente deve se atentar no momento da compra de um óleo, a viscosidade!
Até meados dos anos 70, eram utilizados diversos métodos para medição da viscosidade em líquidos, sendo muito comum haver confusão durante a utilização do conceito viscosidade.
Tendo isso em mente, os maiores institutos de padronização do mundo na época (International Standards Organization, American Society for Testing and Materials, e Deutsches Institut für Normung), deram início à uma estandardização da especificação da viscosidade com o objetivo de minimizar os problemas que essa confusão gerava, nasceu assim a Norma ISO 3448 que determina a classificação ISO VG.
Mas o que significa ISO VG de fato?
A sigla ISO vem do nome em inglês do principal instituto de padronização: International Standards Organization (Organização Internacional de Padronização), já VG vem de Viscosity Grade (Grau de Viscosidade). Esta classificação aplica-se principalmente para uso com lubrificação industrial, incluindo os nossos óleos lubrificantes para refrigeração. Esta norma especifica que todo produto pode variar no máximo ± 10% a partir do ponto médio, como apresentado na tabela abaixo:
Os valores de viscosidade são encontrados na unidade de medida centistokes (cSt) ou mm²/s, além disso, a norma prevê que essas viscosidades devem sempre ser avaliadas a uma temperatura de 40°C por estar relacionada com a temperatura de operação em máquinas em geral.
Por exemplo, o Óleo Montreal Polyolester 32, é apresentado na viscosidade ISO VG 32 e, portanto, terá um valor de viscosidade a 40°C entre 28,8 e 35,2 cSt.